Unidos pela Ucrânia: saiba como ajudar

A Cruz Vermelha Portuguesa está a realizar uma campanha de angariação de fundos que reverte para o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), cujos elementos, ao abrigo do Direito Internacional Humanitário, se encontram em território ucraniano a prestar apoio direto às pessoas afetadas pelo conflito. A Cruz Vermelha da Ucrânia está no terreno e tem exata noção das necessidades. Compra, objetivamente, o que é fundamental às respostas que a cada instante se mostram prementes. O comércio local, em muitas localidades próximas das zonas de conflito, mantem-se aberto.

 

Por esta razão, pela dificuldade acrescida na receção e gestão destes bens, porque o apoio à economia local é também uma preocupação e porque os encargos com o transporte aumentam desnecessariamente os custos associados, as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho não estão a aceitar doações em espécie neste momento.

 

“A situação que se vive na Ucrânia é devastadora. Nesta fase, a Cruz Vermelha Portuguesa apela à solidariedade de todos para apoio imediato aos sobreviventes dos bombardeamentos que estão a ocorrer por todo o território ucraniano. O Comité Internacional da Cruz Vermelha está no terreno e é para estas equipas que o apoio financeiro será mobilizado para que possam acudir aos feridos e responder às necessidades básicas das pessoas e famílias, cujas casas foram destruídas”, esclarece Ana Jorge, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.

 

É fundamental ajudar, em particular uma entidade que está no terreno, perto de quem mais precisa.

Pode fazê-lo de duas formas:

 

– Transferência para o IBAN – PT50 0010 0000 3631 9110 0017 4  – BPI

– Opção “Ser Solidário” do MBway

 

A ajuda monetária remete na totalidade para a Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Tudo o que precisa num único espaço